O exame toxicológico é simples, não requer nenhuma preparação para ser realizado, e não há necessidade de agendar o exame toxicológico.
O motorista deve comparecer em uma das nossas unidades para coletar uma pequena amostra de cabelos ou pelos.
No posto de coleta, uma pequena quantidade de cabelo é cortada próximo à raiz. Para que o resultado do exame toxicológico seja conclusivo e aceito pelo DETRAN, é necessário que o cabelo tenha, pelo menos, 3 cm de comprimento. Somente desta forma, consegue-se determinar o consumo ou não de drogas no prazo determinado por lei de 90 dias que antecedem a data da coleta. Caso seja impossível a coleta de cabelos, é realizada, então, a coleta de pelos. É importante salientar que, é impossível analisar os pelos com janela menor que 180 dias, devido ao processo de crescimento do pelo que é cíclico, e portanto diferente do processo de crescimento do cabelo que é contínuo.
Confira também as: Drogas pesquisadas no exame toxicológico
Apesar de estar em vigor desde 2016, a lei exige que os motoristas de categorias C, D e E, ao renovar ou obter a carteira de motorista (CNH), façam o exame toxicológico.
Para você ter noção, durante o ano são emitidas em média mais de 2 milhões de CNH’s em todo o Brasil, dentre essas, estão incluídos os casos de alteração de categoria da CNH, segundo o DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito.
O motorista que tem interesse em subir da categoria B para a categoria C, se depara, então com a obrigatoriedade de cumprir uma importantíssima etapa adicional para conseguir emitir sua CNH: o exame toxicológico.
Mas se você também tem dúvida sobre como funciona o exame toxicológico para CNH, saiba que não há segredos ou mesmo um preparo específico. O exame não é invasivo e não causa nenhum tipo de desconforto ao motorista.
Para que fique mais clara a etapa na qual é realizado o exame toxicológico, vamos explicar o passo a passo do processo de renovação das CNHs pertencentes as categorias C, D e E.
A CNH é um documento federal e que, portanto, é valida em todo o território Nacional.
Vale lembrar, porém, que algumas regiões podem ter alguma peculiaridade no processo de emissão da CNH, entretanto, não há disparidades que comprometam as informações contidas nesta publicação.
Passo 1: O motorista deve fazer o exame toxicológico
É importante que o motorista dê prioridade à realização do exame toxicológico, antes de qualquer outra medida, devido ao prazo para emissão do resultado. Enquanto aguarda o resultado do exame toxicológico, você deverá providenciar seu agendamento na unidade do DETRAN do seu município.
Atenção para agendar os próximos passos da renovação da sua CNH somente para data posterior ao recebimento do resultado do exame toxicológico.
Passo 2: O motorista pode dar entrada na renovação da CNH das seguintes formas:
Passo 3: O motorista deve portar os seguintes documentos ao comparecer na data agendada para renovar sua CNH:
Passo 4: O motorista deve quitar os valores referentes a renovação da CNH:
Passo 5: O motorista deve agendar o exame psicotécnico e o exame médico
Este é o momento em que o motorista que está requisitando a renovação da CNH deve apresentar o exame toxicológico.
Ao se apresentar para realizar o exame médico, o motorista será submetido ao exame de vista para detectar possíveis dificuldades visuais, e também deverá entregar o resultado do exame toxicológico para avaliação médica.
Após a avaliação do exame toxicológico, é o médico credenciado ao DETRAN que indicará se o motorista está ou não está apto a renovar a CNH.
Estando apto tanto no exame psicotécnico quanto no exame médico, o motorista pode optar por receber a CNH em sua residência ou por retirar a CNH no próprio posto do DETRAN em que realizou o processo de renovação.
Aproveite e faça seus exames no conforto da sua casa!