Jablonka Centro de Diagnósticos

O envelhecimento da população é considerado um dos fatores mais marcantes da dinâmica demográfica mundial, ou seja, é bastante expressivo o aumento do percentual de idosos no mundo, que tem ocorrido desde a década de 1950, acentuando-se especialmente no século XXI.

Dados recentes da OMS (Organização Mundial de Saúde) revelam que o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a dois bilhões até o ano de 2050, ou seja, esse percentual representará um quinto da população mundial.

O Brasil tem caminhado para o mesmo cenário. De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2016 o Brasil estava em quinta colocação na lista dos países com a maior população idosa do mundo. A expectativa é que no ano de 2030, o número de idosos ultrapasse o total de crianças entre zero e 14 anos.

Envelhecer com saúde

Como percebemos, a expectativa de vida está aumentando, mas será que podemos prolongar os nossos anos com mais disposição, foco, faculdades mentais e corpo saudáveis, para aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer até os últimos dias?

Antes, é preciso entender que o processo de envelhecimento está associado a diversas mudanças nos processos biológicos, fisiológicos, ambientais, psicológicos, comportamentais e sociais.

Algumas dessas mudanças consideramos positivas, mas outras, muitas vezes, podem facilitar o declínio das funções físicas e mentais, tornando o corpo mais suscetível a doenças crônicas e degenerativas, fragilidades, limitações e incapacidades.

Por isso, o conceito de longevidade saudável vai além do “envelhecer”, mas abrange viver mais saudável, com menos remédios, saúde mental em dia e, acima de tudo, feliz. E, as novas tecnologias e avanços médicos, têm possibilitado o aumento progressivo da longevidade humana. Só que não depende só disso! Nós podemos fazer a nossa parte para viver mais e com mais qualidade e saúde.

Então, quer saber quais hábitos você pode adotar que estão intimamente associados à longevidade? Leia este ARTIGO até o final, porque separamos os principais abaixo:

Alimente-se com consciência

A alimentação está diretamente ligada à longevidade saudável e sabe por quê? Quando o corpo recebe uma alimentação ruim, ele se torna mais propenso ao desenvolvimento de doenças, entre elas obesidade, infarto, AVC e diabetes, que impactam sobremaneira no tempo e qualidade de vida. Por isso, ter uma alimentação saudável e na medida certa em todas as faixas etárias é um dos segredos.

A dica para manter-se saciado é mastigar lentamente os alimentos, já que o cérebro demora 20 minutos para registrar a saciedade. Além disso, alguns estudos têm demonstrado que reduzir o consumo calórico (atenção à desnutrição ou subnutrição) ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento.

É preciso escolher os alimentos de uma forma consciente também, priorizando o consumo de vegetais, frutas, legumes, alimentos com fibras e que tenham pouco açúcar e gordura. Alimentação saudável deve ser um hábito para a vida inteira!

Atividade física acima de tudo!

É importante manter-se sempre ativo, praticando atividades físicas, como caminhadas. Além de manter a saúde mental em dia, realizar exercícios regularmente melhora a postura, o equilíbrio e os movimentos, fortalecendo o corpo e, para os idosos, deixando-os menos propensos a quedas, fraturas e outros traumas físicos.

Não para por aí, manter o corpo ativo ajuda a regular o nível de glicose no sangue e a temperatura corporal, evita ou reverte a sarcopenia (processo natural e progressivo de perda de massa muscular) e ainda produz mensageiros hormonais que promovem a comunicação com diferentes órgãos e influenciam respostas inflamatórias. A OMS recomenda pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana, com intensidade moderada.

Seja socialmente ativo

Poucos seres humanos nasceram ou foram criados para viver totalmente isolados e sozinhos. Mesmo que o círculo social diminua à medida que envelhecemos, ainda assim é fundamental conservar boas relações com familiares, amigos e vizinhos para viver mais tempo e com mais saúde. Trata-se de uma rede de apoio, capaz de alegrar e dar mais sentido à vida. Tudo isso causa efeitos poderosos, por exemplo, reduz o risco de doenças, inclusive as psiquiátricas, como depressão, e contribui para a saúde cognitiva.

Durma com qualidade!

Com o passar dos anos vem também a dificuldade para dormir. Quem aí nunca ouviu falar que ao ficarmos idosos acordamos cada vez mais cedo? Mesmo diante dessas mudanças fisiológicas, prezar por um sono reparador é o remédio natural mais potente de que dispomos e vamos explicar os motivos.

Ao dormir, nosso corpo tem tempo para executar todas as funções fundamentais de reparação do organismo, ou seja, é o momento em que o corpo cuida dele mesmo sem ser orientado por nossa consciência.  Entre os principais processos que acontecem durante o sono estão:

  • Reparar danos celulares;
  • Organizar as informações adquiridas no dia;
  • Desintoxicar o que for preciso;
  • Produzir hormônios essenciais.

Se estressar pra quê?

Estresse sempre será um vilão da longevidade saudável, já que ao lidarmos com agentes estressores, facilitamos o surgimento de inflamações crônicas no organismo, que por sua vez provocam uma série de reações físicas e emocionais, originando problemas capazes de causar ou acelerar a morte e antecipar o envelhecimento.

Viver estressado pode nos induzir a hábitos pouco saudáveis e contribuir para o surgimento de diversas doenças, inclusive psiquiátricas, enfraquecimento do sistema imunológico e alterações no sono e na memória.

Então, se esquive das situações estressantes, sempre que puder, tire um tempo para fazer atividades que lhe dão prazer, curta mais a sua família e os seus amigos, tente não carregar todos os problemas do mundo nas costas, faça atividades que melhorem sua respiração e controle as emoções, como meditação, yoga, pilates e relaxamento.

Acredite na Medicina Preventiva

Por fim, mas não menos importante: utilize a medicina preventiva a seu favor. Vá ao médico, realize check-ups e exames com regularidade. Além de prevenir doenças e revelar se o seu corpo está em pleno funcionamento, ajuda também no diagnóstico precoce de doenças, o que é muito importante para alcançar a longevidade, saúde e qualidade de vida.

Nessa etapa, conte com a nossa ajuda!

Pioneirismo sempre foi um dos pilares do SOS Exames, que surgiu com o conceito de ser um laboratório elitizado, mas ao mesmo com a premissa de democratizar a saúde e torná-la mais acessível para todos, principalmente para as pessoas que não possuem um plano de saúde, mas prezam por um atendimento de excelência.

Fruto de uma experiência de mais de 45 anos e com mais de dez milhões de exames realizados, o SOS Exames trabalha com diversas especialidades, entre as principais: exames toxicológicos, biologia molecular, exames de saliva, saúde ocupacional diagnóstica e coleta domiciliar laboratorial e de imagem.

 

Referências

Envelhecimento populacional no Brasil e no mundo segundo as novas projeções da ONU

https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/envelhecimento-populacional-no-brasil-e-no-mundo-segundo-as-novas-projecoes-da-onu/

Em 2030, Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo

https://jornal.usp.br/atualidades/em-2030-brasil-tera-a-quinta-populacao-mais-idosa-do-mundo/

O segredo da longevidade segundo as percepções dos próprios longevos

https://www.scielosp.org/article/csc/2008.v13n4/1189-1198/pt/

As 5 Dicas para Longevidade: Vivendo Mais (e Melhor)

https://drvictorsorrentino.com.br/5-dicas-para-longevidade/

10 hábitos que aumentam a longevidade, de acordo com a ciência https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/11/28/10-habitos-que-fazem-voce-viver-mais-e-melhor-de-acordo-com-a-ciencia.htm?cmpid=copiaecola

Veja outros artigos

O envelhecimento da população é considerado um dos fatores mais marcantes da dinâmica demográfica mundial, ou seja, é bastante expressivo o aumento do

Leia Mais »